Dívida! Palavra que a todo momento tentamos fugir mas que faz parte da vida cotidiana e diversos brasileiros, sejam em seu estado pessoa física ou jurídica.
Quando tratamos no âmbito empresarial, dividas e pendências não necessariamente apontam sua jornada para um desfecho dramático ou triste.
Uma empresa endividada, como o próprio nome já diz, é aquela que possui contas a pagar. Se ela tem o saldo para quitar suas despesas, então, sua situação logo poderá ficar regular, mas, no caso contrário, ela terá pendências a serem quitadas.
Cada empresa vive um momento e necessidades específicas que podem levá-la a contrair dívidas no mercado, porém, algumas delas são mais comuns, danosas para a saúde financeira do negócio, e, portanto, devem ser evitadas. Entre elas, podemos citar:
- despesas de consumo acima do previsto;
- desconhecimento do custo de produção e consequente erro na precificação dos produtos;
- horas extras em excesso dos funcionários;
- erro na hora de determinar a margem de lucro;
- atrasos de pagamentos;
- falhas no controle do capital de giro;
- contração de empréstimos sem a devida análise de suas condições, como regime de pagamento, juros e outros.
– E quais são os impactos que ela tem em meu negócio? (Parece óbvio, mas vale a explicação)
Quando as dívidas são a principal preocupação do empresário, todas as suas estratégias e ações são focadas em eliminá-las o quanto antes, e, isso, muitas vezes, pode impedir que a empresa aproveite as oportunidades que o mercado oferta, não é mesmo? A oferta de crédito no mercado também pode ser afetada.
Redução da oferta e também piora das condições de contratação. Isso acontece porque as instituições de crédito consideram o comprometimento da receita da empresa para ceder ou não outros financiamentos.
Quanto maior o comprometimento, menor a oferta de recursos em financeiras convencionais, assim como a qualidade das condições de contratação. Nesse caso, os juros poderão ser maiores e a quantidade de parcelas restrita.
Com um endividamento alto e atrasado por muito tempo, muitas financeiras e bancos vão, inclusive, recusar o pedido de empréstimo, considerando que o risco de calote que eles correrão será grande.
– Os impedimentos:
Alterações contratuais no quadro societário, por exemplo, podem sofrer com impedimentos pela existência de pendências financeiras e atrasos no pagamento de tributos.
Ainda que algumas empresas tenham conseguido autorização judicial para tal, despesas com o processo e até mesmo a demora para que o pleito seja analisado em todas as instâncias podem inviabilizar essa medida.
– E as pendências? Como soluciona-las?
Para resolver pendências financeiras, a análise das despesas atuais e criação de estratégias para a redução de custos é essencial. Entretanto, diante da recorrência de juros, é preciso buscar outras soluções no mercado, como linhas de créditos mais baratas do que a atualmente utilizada.
Problemas com a saúde financeira da sua empresa podem afetar sua imagem, produtividade dos funcionários e até mesmo seu potencial competitivo. E, quanto mais se adia a solução, pior fica a situação a ser revertida.
Quer entender como viabilizar uma solução para solucionar suas dívidas e pendências financeiras? Entre em contato com nossa equipe, estaremos sempre dispostos a atende-lo.
Schwartz e Kede
E-mail: faleconosco@sksa.adv.br
Telefone: (19) 2517-0001
WhatsApp: (19) 97108-8800
Local: Avenida Antonio Artioli, 570, Campinas – Swiss Park Office
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!